Último resultado

 

A Loteria Federal é uma modalidade de jogo de apostas na qual emite-se uma quantidade determinada de bilhetes numerados. O apostador concorre a prêmios mediante sorteio realizado duas vezes por semana, às quartas-feiras e sábados.

Os bilhetes são compostos de 10 ou 5 frações e podem ser comercializados separadamente.

As extrações de quarta-feira são compostas por uma série de 70.000 bilhetes com 10 frações e, as de sábado, 4 séries de 75.000 bilhetes, totalizando 300.000 bilhetes. Cada série de sábado corresponde a uma emissão de 75.000 bilhetes e o conjunto das 4 séries emitidas é popularmente denominado de "Quadra".

Para as extrações vinculadas a Grandes Prêmios (GP da Confederação Brasileira de Automobilismo e Sweepstake dos Jóqueis Clubes) são impressas 2 séries de 100.000 mil bilhetes. Em datas comemorativas são realizadas extrações especiais, como por exemplo, São João e Natal, quando são oferecidos prêmios maiores. Além disso, a Caixa pode realizar sorteios especiais para emissões de bilhetes promovidos por entidades filantrópicas.

As informações relativas a cada extração - quantidade de bilhetes, valores, faixas de premiação e demais informações, são discriminadas no Plano de Sorteio, elaborado pela área de Loterias da Caixa e submetido à aprovação do Ministério da Justiça. O Plano vem impresso no verso de cada fração.

Já o Programa de Extrações é o documento no qual são definidas as datas de realização das extrações. A programação também é elaborada pela área de Loterias e submetida à aprovação do Ministério da Justiça.

Onde adquirir os bilhetes

Os bilhetes inteiros ou fracionados podem ser adquiridos nas Casas Lotéricas ou revendedores ambulantes cadastrados em todo o território nacional. Nas agências da Caixa podem ser adquiridos apenas bilhetes inteiros. Além disso, o produto pode ser comercializado por assinatura.

Estampas dos bilhetes

As estampas dos bilhetes são selecionadas pela área de Loterias, obedecendo a um cronograma. Elas são alusivas a fatos e eventos relacionados à cultura brasileira e podem ser solicitadas por órgãos e entidades externas.

Em parceria com o Comitê de Ação da Cidadania dos seus empregados, a Caixa atua na prestação de serviços de utilidade pública, estampando fotos de crianças desaparecidas em extrações e Listas de Premiados.

A cada 5 jogadores, 1 é contemplado com prêmios pela Loteria Federal. A quantidade de prêmios oferecidos a cada extração fazem dessa modalidade a mais fácil de acertar.

Premiação

A premiação equivale a 69% da renda bruta. Para cada Extração são sorteados os 5 números correspondentes aos 5 grandes prêmios e 6 prêmios secundários. São premiados, ainda, os bilhetes que contêm derivações por aproximação anterior, posterior e inversões dos números sorteados.

O resultado de cada extração é divulgado pela Caixa via internet e por intermédio das Listas de Premiados, distribuídas duas vezes por semana nas suas agências e nas Casas Lotéricas.

Pagamento dos prêmios

Os prêmios relativos aos bilhetes ou frações contemplados são pagos pelas Casas Lotéricas ou agências da Caixa, dependendo do valor, já que existe um limite para o pagamento nas Lotéricas. Os ganhadores recebem valores integralmente líquidos e a tributação é efetuada diretamente na fonte.

Além da conferência e validação on line dos bilhetes também pode ser utilizada a Lista de Premiados, verificando-se o número de série do bilhete e a ausência de adulteração nos algarismos. Após o pagamento, os bilhetes ou frações são inutilizados através do carimbo com a descrição de pago.

Os prêmios prescrevem 90 dias após a realização dos sorteios. Vencido esse prazo, os valores são repassados ao tesouro nacional para aplicação em programas de seguridade social.

DISTRIBUIÇÃO DA ARRECADAÇÃO

Prêmio  

70,00%

Prêmio Líquido

57,60%

 
Fundo Nacional da Cultura

1,00%

 
Imposto de Renda Federal

11,40%

 
Seguridade Social  

7,00%

Fundo Penitenciário Nacional  

3,00%

Despesas de Custeio e Manutenção de Serviços  

20,00%

Tarifa de Administração

5,00%

 
Comissão CAIXA

15,00%

 
Renda Bruta

100,00%

 
Seguridade Social

15,00%

 
Arrecadação Bruta

115,00%